Documentário que vai ao ar no Canal Curta!, conta as histórias de perseguição e violência contra a população LGBTQI+ na Ditadura Militar
Nesta semana, o canal por assinatura Curta! estreia em sua programação o documentário brasileiro LGBTQIA+, “Não é a Primeira Vez que Lutamos pelo Nosso Amor”.
Com direção de Luis Carlos de Alencar (Os Advogados contra a Ditadura – A Série), a produção é construído através de depoimentos inéditos de ativistas que lideraram manifestações, além de imagens de arquivo, trechos de entrevistas antigas e material gráfico de publicações alternativas.
O documentário revela como, durante a ditadura militar, a população LGBTQI+ foi retratada como inimiga da chamada “família tradicional” e da ideia de nação que o regime buscava consolidar. Em 1969, chegou a ser criada uma comissão de investigação no Itamaraty para apurar supostas práticas de comunismo, alcoolismo e “homossexualismo” — termo da época carregado de estigma. O resultado foi a cassação de sete diplomatas, acusados sob alegações de conduta homossexual e de “incontinência pública escandalosa”.
A produção audiovisual ainda traça um amplo panorama da luta por direitos civis ao longo do século XX, destacando movimentos inspiradores nos Estados Unidos e na Argentina. Além de abordar na tela as conquistas alcançadas pela população LGBTQI+, desde avanços na legislação até a participação ativa em iniciativas pela redemocratização do Brasil.
Confira o teaser do documentário, “Não é a Primeira Vez que Lutamos pelo Nosso Amor”:
“Não é a Primeira Vez que Lutamos pelo Nosso Amor” estreia no dia 3 de outubro às 22h na faixa “Sextas de História & Sociedade” no Canal Curta!.
O documentário também já se encontra na plataforma Curta! On – Clube de Documentários – https://www.curtaon.com.br/ com 7 dias grátis para novos assinantes.
Os assinantes além do site do streaming, podem acessar a plataforma através do Prime Channels e Claro TV +.
Veja também: Com Bruna Linzmeyer, terror “Virtuosas” tem estreia mundial na 27ª edição do Festival do Rio